Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DHO é um pilar estratégico

A sigla DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) parece adequada para conferir significado ao que as organizações buscam atualmente. O desenvolvimento de pessoas é um pilar estratégico do crescimento de qualquer organização ou negócio.
As pessoas não devem ser vistas somente no seu aspecto profissional, mas em todos os outros (social, emocional e racional). O ambiente de trabalho deve proporcionar condições para que elas pratiquem a autenticidade e a liberdade de expressão sobre ideias e sentimentos. Isso proporciona respeito e colaboração.
Promover o desenvolvimento humano é, acima de tudo, cuidar do SER. Significa formar um profissional completo, que se destaque por uma crítica construtiva, que tenha responsabilidade sobre a gestão e a construção da própria carreira, que possua a convicção do equilíbrio de si e das coisas, que pratique qualidade de vida e que inspire e lidere outras pessoas para isso, bem como – é claro – que seja treinado nas competências exigidas para a posição que ocupa.
Os gestores e a direção de qualquer organização devem cuidar especialmente de dois aspectos fundamentais: comunicação e estilo gerencial.

Comunicação
● Informar pronta, honesta e claramente a todos os funcionários sobre objetivos, metas e indicadores da empresa e sobre decisões que os envolvam diretamente.
● Criar canais de comunicação e estimular o surgimento de outros meios de contato, visando um ambiente de troca de informações, experiências e expectativas, de modo que a transparência, a participação e a colaboração sejam as marcas da gestão.

Estilo gerencial

A excelência nas relações, o foco nas competências e a avaliação constante da performance definem, em essência, o estilo gerencial de uma organização. Portanto, os gestores devem estar comprometidos com a execução e os resultados dos projetos, devem estar dispostos a assumir riscos e abertos à colaboração, assim como devem ter conhecimento amplo sobre pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por sua contribuição!