A
sigla DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) parece adequada
para conferir significado ao que as organizações buscam atualmente. O desenvolvimento
de pessoas é um pilar estratégico do crescimento de qualquer
organização ou negócio.
As
pessoas não devem ser vistas somente no seu aspecto profissional, mas em
todos os outros (social, emocional e racional). O ambiente de
trabalho deve proporcionar condições para que elas pratiquem a autenticidade
e a liberdade de expressão sobre ideias e sentimentos. Isso proporciona respeito
e colaboração.
Promover
o desenvolvimento humano é, acima de tudo, cuidar do SER. Significa
formar um profissional completo, que se destaque por uma crítica
construtiva, que tenha responsabilidade sobre a gestão e a construção
da própria carreira, que possua a convicção do equilíbrio de si e das
coisas, que pratique qualidade de vida e que inspire e lidere outras
pessoas para isso, bem como – é claro – que seja treinado nas competências
exigidas para a posição que ocupa.
Os
gestores e a direção de qualquer organização devem cuidar especialmente de dois
aspectos fundamentais: comunicação e estilo gerencial.
Comunicação
●
Informar pronta, honesta e claramente a todos os funcionários sobre
objetivos, metas e indicadores da empresa e sobre decisões que os envolvam
diretamente.
●
Criar canais de comunicação e estimular o surgimento de outros meios de contato,
visando um ambiente de troca de informações, experiências
e expectativas, de modo que a transparência, a participação e a
colaboração sejam as marcas da gestão.
Estilo gerencial
A
excelência nas relações, o foco nas competências e a avaliação constante
da performance definem, em essência, o estilo gerencial de uma organização.
Portanto, os gestores devem estar comprometidos com a
execução e os resultados dos projetos, devem estar dispostos a assumir
riscos e abertos à colaboração, assim como devem ter conhecimento amplo sobre
pessoas.
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